Mensagens Subliminares ou Mentes Sublimes

24 Nov

Ao que tudo indica, a estratégia é antiga e nasceu com um marketeer, James Vicary, com a famosa experiência das mensagens “drink Coke” ou “eat Popcorn” passadas durante fracções de segundos em muitos filmes de cinema (a uma velocidade tão alta que não conseguia ser percebia, conscientemente, pelos sentidos humanos!)

…  de facto, provou-se que conseguiam atingir o subconsciente, e que os resultados eram visíveis (a venda de pipocas e coca cola aumentava consideravelmente!)

… hoje o conceito estendeu-se  e há quem veja “mensagens subliminares” em todo lado.  É nos filmes da Disney, é na palavra Coca Cola, em publicidades da Imperial, etc. etc … eu cá sou um bocadinho céptica e acredito que há pessoas com mentes muito férteis … ou sublimes!


ora cá vão alguns exemplos:


6 Respostas to “Mensagens Subliminares ou Mentes Sublimes”

  1. Ri 24 de Novembro de 2009 às 17:03 #

    Humm mt atenta menina…;)

  2. Kitty * 24 de Novembro de 2009 às 17:21 #

    Esse “estudo” já foi contestado. Em termos de investigação científica, não foi feito nas melhores condições. Por exemplo, não havia grupo de controlo. Essa coisa das mensagens subliminares influenciarem o subconsciente não ficou provada. Pessoalmente… tenho sérias dúvidas.

  3. guilhermealexandre19 25 de Novembro de 2009 às 12:09 #

    Ah, ja pesquisei muito sobre isso,mas pensa no product placement (va,pensa nos morangos com açucar,lol), não será um tipo de mensagem subliminar? Até certo ponto e para nós que somos informados pode não ser, mas e para as criancinhas e adolescentes que não se aprecebem “conscientemente” que estão a a ser alvo de campanhas publicitárias ás vezes até bastante agressivas?

    • cassiecass 25 de Novembro de 2009 às 12:33 #

      humm… eu já fiz um trabalho sobre este tipo de publicidade. E de facto, em relação às pobres criancinhas pode ser verdade .. pode ter um “quê” de subliminar …

      mas de facto, não pode ser considerada subliminar! Alias, dentro deste tipo de publicidade fechada, há três tipo … product placement (morangos para a cabeça! ou vah, vamos ser superiores e falar do James Bond e o famoso carro, o famosos relogio, etc.), temos o caso do preço certo e programas assim que oferecem produtos (e fartam-se de os publicitar!) … mas, segundo definição .. subliminar não pode entrar em nenhuma destas definições!

      no que refere a mensagens subliminares, o consumidor não se pode aperceber da intenção de anunciar ou passar a mensagem x😉 dizem (por exemplo) que o MC Donalds é amarelo e vermelho propositadamente! amarelo porque dá fome, vermelho (cor quente) associada a sede .. opah, eu sou um bocadinho descrente! mas axo que podias pensar em vestir-te de amarelo .. era só fome😉 eheh *

  4. alma 27 de Novembro de 2009 às 17:10 #

    Subliminar ou não a mensagem tá la..
    No inicio do filme ele da´uma explicação sobre a parte final.. Presumo que ja tenhas visto o filme..😉
    Bjuh.

    • cassiecass 29 de Novembro de 2009 às 1:33 #

      ahah … o alminha mudou a minha perspectiva de ver as mensagens sublimares. eles existem😉 eheh.. grande cena! já vi o filme, claro … mas nunca me tinha apercebido do final! a pergunta que se coloca é, será que eu não vi, mas ficou retida no meu subconsciente? wtf … andamos a ser altamente manipulados. medo!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: