about advertising

A Publicidade pode ser classificada quanto ao conteúdo (argumento) e quanto à forma …

Tipos de Publicidade quanto ao conteúdo:

1 #Publicidade com Argumento Racional

O argumento racional apela aos conhecimentos do indivíduo. A compra é encarada como um acto pensado e a publicidade deve ser uma fonte de informação. Age pela lógica dos factos. Apresenta benefícios concretos, enumera vantagens e enfatiza a qualidade e performance do produto. Procura persuadir através da criação de estímulos, aumentando a notoriedade da marca, e sustenta a mensagem em diferenciais teóricos (metas, números, e estatísticas).

2 #Publicidade com Argumento Emocional

O argumento emocional apela às emoções, sentimentos e desejos do indivíduo. Actua pela sugestão, associando à marca benefícios imaginários e símbolos valorizadores. Fala a linguagem dos sentimentos e das emoções, motivando o receptor para um desejo inconsciente de posse. Procura gerar simpatia pela marca e fomentar relações com o consumidor. Está intrinsecamente associada a marcas fortes, de status, valorização social e estilos de vida.


3 # Publicidade com Argumento Moral

O argumento moral, geralmente associado a campanhas sociais, procura reforçar o julgamento de valores junto do indivíduo. Apresenta a causa como uma solução possível para a problemática social. Este argumento pode ser combinado com o apelo racional (quando pretende reforçar a questão da informação) ou com o apelo emocional (quando reforça a criação de vínculos afectivos).

exemplo – Publicidade com Argumento Moral e Apelo Emocional:


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: